Sobre o RNOFA

OBJETIVOS

O Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos - RNOFA é uma plataforma Web que tem como objetivo geral facilitar o acesso a recursos em formatos alternativos (ex. Braille impresso e digital, áudio e textos digitais) destinados a pessoas com deficiência impeditiva do acesso normal à leitura, disponibilizados por entidades portuguesas.

Nesse sentido, o RNOFA constitui-se como um sistema colaborativo para congregar e disponibilizar em rede a informação sobre esses recursos e as condições e mecanismos para o seu acesso.

FUNÇÕES

O RNOFA é um sistema aberto à participação de produtores e detentores de recursos em formatos alternativos que assume uma dupla função: de Catálogo Coletivo, que identifica todos os recursos colocados à disposição da comunidade; e de Repositório para as entidades que não disponham de infraestrutura para colocar em rede os seus próprios recursos digitais.

DESTINATÁRIOS

O serviço RNOFA destina-se especificamente a portadores de deficiência impeditiva do acesso normal à leitura. Enquanto a consulta do catálogo online se encontra aberta a qualquer pessoa, o acesso a requisitar ou aceder a recursos referenciados no RNOFA é restrito aos utilizadores certificados, mediante inscrição e autenticação, de modo a respeitar a legalidade da reprodução disponibilizada em formatos alternativos de obras protegidas por direito de autor, nos termos dos artigos 82-A e 82-B do CDADC, alterado pela Lei 92/2019, de 4 de setembro.

Mediante autenticação, os Utilizadores Inscritos neste serviço terão, para além do acesso imediato aos conteúdos digitais, a possibilidade de requisitar e receber, por correio, obras impressas em Braille.

PARCEIROS

Mediante assinatura de um Protocolo de Adesão, podem ser parceiros do RNOFA quaisquer entidades, públicas ou privadas, produtoras ou detentoras de conteúdos em formatos alternativos. As Entidades Parceiras terão acesso autenticado ao back-office do sistema para poderem carregar as suas descrições bibliográficas e armazenar os seus objetos digitais sem qualquer custo, de forma autónoma e em ambiente Web.

No sentido de facilitar a coordenação, o RNOFA permite registar não só títulos já produzidos em formatos alternativos mas também intenções de produção, de forma a evitar a duplicação de esforços racionalizando-se, assim, a criação de conteúdos em braille impresso ou digitais.

MAIS INFORMAÇÃO

Para mais informação sobre como se tornar uma Entidade Parceira ou um Utilizador Inscrito, por favor, contacte rnofa@bnportugal.gov.pt.

O RNOFA foi desenvolvido e é mantido pela Biblioteca Nacional de Portugal, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia