OBJETIVOS
O Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos - RNOFA é uma plataforma Web tem como objetivo geral facilitar o acesso recursos em formatos alternativos (ex. Braille impresso e digital, áudio e textos digitais) destinados a pessoas com deficiência, designadamente visual, disponibilizados por entidades portuguesas.
Nesse sentido, o RNOFA constitui-se como um sistema colaborativo para congregar e disponibilizar em rede a informação sobre esses recursos e as condições e mecanismos para o seu acesso.
FUNÇÕES
O RNOFA é um sistema aberto à participação de produtores e detentores de recursos em formatos alternativos que assume uma dupla função: de Catálogo Coletivo, que identifica todos os recursos colocados à disposição da comunidade; e de Repositório para as entidades que não disponham de infraestrutura para colocar em rede os seus próprios recursos digitais.
DESTINATÁRIOS
O serviço RNOFA destina-se especificamente a portadores de deficiência impeditiva do acesso normal à leitura. Enquanto o serviço de pesquisa se encontra aberto a qualquer pessoa, o acesso a requisitar ou aceder a recursos referenciados no RNOFA é restrito aos deficientes certificados, mediante inscrição e autenticação, de modo a respeitar a legalidade da reprodução disponibilizada em formato alternativo de obras protegidas por direito de autor, de acordo com a alínea i) do art.º 75º e o artigo 80º do CDADC.
Mediante autenticação, os Utilizadores Inscritos neste serviço terão, para além do acesso imediato aos conteúdos digitais, a possibilidade de requisitar e receber, por correio, obras impressas em Braille.
PARCEIROS
Mediante assinatura de um Protocolo de Adesão, podem ser parceiros do RNOFA quaisquer entidades, públicas ou privadas, produtoras ou detentoras de conteúdos em formatos alternativos. As Entidades Parceiras terão acesso autenticado ao back-office do sistema para poderem carregar as suas descrições bibliográficas e armazenar os seus objetos digitais sem qualquer custo, de forma autónoma e em ambiente Web.
No sentido de facilitar a coordenação, o RNOFA permite registar não só títulos já produzidos em formatos alternativos mas também intenções de produção, de forma a evitar a duplicação de esforços racionalizando-se, assim, a criação de conteúdos em braille impresso ou digitais.
MAIS INFORMAÇÃO
Para mais informação sobre como se tornar uma Entidade Parceira ou um Utilizador Inscrito, por favor, contacte rnofa@bnportugal.pt.
O RNOFA foi desenvolvido e é mantido pela Biblioteca Nacional de Portugal, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.